segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO DIRETOR DE ESCOLA

Fonte: Google
Este foi o tema do Questão de Classe desta quinta-feira. Nossa convidada foi a doutora em Educação, Marta Sforni. Durante a entrevista, pudemos entender qual o perfil desse profissional. Deu para perceber que o diretor não cuida – ou, pelo menos, não deveria – apenas da parte física e burocrática da instituição. O trabalho é muito maior. Ele é um dos responsáveis diretos por garantir a qualidade do ensino da escola.
Porém, na maioria das vezes, não é isto que acontece. Em certas ocasiões, o diretor sequer tem conhecimento da proposta pedagógica e do que como ela tem se realizado em sala de aula. O que é ainda mais lamentável é que, quando a instituição é mal avaliada no IDEB (ou em outra avaliação qualquer do governo), geralmente se responsabiliza o secretário de Educação, o governo etc. Raramente ele assume que deixou de fazer sua parte.
Outro importante aspecto discutido no Questão de Classe foi a forma de escolher os diretores. A indicação política, segundo nossa convidada, é quase sempre trágica para o ensino. O diretor não tem identificação com o grupo de professores, com o aluno e com a comunidade. O compromisso dele é com o gestor político (município, estado etc). Por isso, faz as vezes de cabo eleitoral permanente. Exemplo: cede a quadra do colégio, mas não cuida do ensino. É simpático com pais, alunos etc, mas não promove um projeto de educação de longo prazo.

Texto: 
Para baixar o vídeo CLIQUE AQUI
Assista o vídeo direto no meu canal
Este  é documentário que a equipe do PISA faz a respeito da  educação do Brasil nos últimos  anos com ênfase no Ceará mais precisamente na cidade de sobral, trata da evolução do IDEB no país Graça a importância do Diretor dentro na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário